Se você possui uma empresa e já precisou contratar alguém, é muito provável que tenha ficado em dúvida entre os candidatos e, por infelicidade, tenha contratado um profissional que não tenha se mostrado adequado para o exercício da sua função.
Para você não voltar a repetir esse erro, ou não cometê-lo jamais, fique por dentro dos principais equívocos cometidos ao contratar um profissional.
1º erro e o mais comum: Avaliar somente as habilidades técnicas, deixando de lado as habilidades emocionais
Esse erro é muito presente nos recrutamentos, e também é o que mais causa arrependimento nos contratantes.
Atualmente, no mercado de trabalho, existem muitos profissionais com o currículo cheio, porém isso não significa que eles estão preparados para trabalhar em equipe ou lidar com a pressão do trabalho, por exemplo.
Para você não cometer o deslize de contratar um profissional despreparado emocionalmente para o cargo, é de extrema importância que você avalie suas habilidades comportamentais, a fim de evitar futuros desconfortos.
2° erro: Acelerar o processo de seleção
É compreensível que você queira um profissional “para ontem” na sua empresa, seja por substituir aquela pessoa que saiu ou por estar com uma alta demanda de serviço.
Mas, quando você acelera o processo de recrutamento, acaba por ignorar aspectos muito importantes, como o fato de a pessoa estar realmente preparada para exercer aquele cargo ou se a sua experiência vai ajudá-la na sua função.
Essa situação acontece com bastante frequência, porém pode estar prejudicando o contratante e a sua empresa.
Para não haver surpresas, é fundamental que a avaliação dos candidatos seja feita com calma.
3° erro: Escolher um candidato cujas competências não se relacionem com o cargo a ser ocupado
Para você ter um profissional capaz na sua empresa, é necessário que você avalie se as competências dele vão de encontro com o cargo a ser preenchido
Para isso, é necessário que você o questione sobre suas experiências, sua capacidade de lidar com situações desconfortáveis e suas competências.
Agora que você já sabe quais são os erros mais cometidos no processo de contratação, fique atento e não os cometa.
Preze pela qualidade dos serviços prestados pela sua empresa.