Se você almeja ser um líder, precisa, imediatamente, entender que a comunicação vai ser a base de tudo.
Ser um gestor é conversar, dar telefonemas, enviar mensagens e administrar conflitos. Todas essas situações são possíveis somente a partir da comunicação. É ela a responsável pelo contato interpessoal.
Agora que você entendeu que a comunicação é a chave para as relações humanas, aqui vão algumas dicas para pôr em prática caso queira ser um líder consumado.
1- O seu silêncio também é uma forma de comunicação
Assim como suas atitudes passam uma informação às pessoas, a ausência delas também. É fundamental que você se lembre disso.
Quando você é um líder, a atenção está voltada para você. As pessoas o procuram em busca de sanar suas dúvidas ou se informarem sobre diversos assuntos.
Por esse motivo, é importante que você se mostre disposto, sempre atento ao que os outros precisam.
2- Saiba ser claro e objetivo
A questão não é somente se comunicar. Você precisa deixar claro as suas intenções. As pessoas precisam entender a mensagem que você quer transmitir.
Algumas dicas que podem te ajudar a ser objetivo são: pense sobre o que você quer falar, esclareça os principais pontos na sua cabeça e não poupe palavras para passar a sua mensagem.
3- Saiba escutar as pessoas
Tão importante como saber se comunicar, é ouvir as pessoas. Elas também têm algo para acrescentar e precisam de atenção. A comunicação é uma via de mão dupla.
Demonstre interesse pela conversa: olhe nos olhos, faça gestos em sinal de concordância com a cabeça e a questione caso tenha dúvidas.
4- Seja agradável durante uma conversa
Não interrompa sem que a pessoa termine seu raciocínio. Caso você discorde do que está sendo dito, espere sua vez com paciência, esclareça seus pensamentos e, de forma alguma, seja agressivo ao fazê-lo.
5- Faça perguntas que instigam
Líderes que ajudam a equipe fazem perguntas que aguçam a curiosidade por saber mais.
As perguntas certas dentro de um diálogo podem abrir margem para descobertas inovadoras. Seja a pessoa que instiga, faça questionamentos!
6- Sua linguagem corporal faz parte da comunicação
Esteja sempre posturado, não mostre desleixo ou expressões desagradáveis. Ajuste seu tom de voz para que ele fique de acordo com a conversa.
A comunicação não verbal também é uma forma de comunicar-se.
Agora que você já sabe as estratégias de uma comunicação proveitosa, ponha-as em prática e torne-se o líder que almeja ser.